Em um momento em que a sustentabilidade recebe cada vez mais atenção, ainda há muitas incertezas sobre as perspectivas futuras na moda. Visando contribuir para esse debate a C&A Foundation, fundação que visa transformar a indústria da moda, desenvolveu um estudo contendo uma avaliação do cenário atual e ações que podem ser tomadas, para que, num futuro próximo, a indústria da moda se torne mais sustentável.
Entre os resultados obtidos com a pesquisa, o estudo apontou cinco conceitos que se destacam pela agilidade com que podem ser implementados, além de terem um alto impacto no meio ambiente e nas condições de trabalho no setor.
Maior conscientização: campanhas de informação voltadas à conscientização global para a necessidade de uma mudança de paradigma em direção à moda sustentável.
Inovação em fibras e processamentos: novos tipos de fibras e tecnologias de processamento, permitindo a reciclagem e a manutenção de baixa energia e/ou baixo consumo de água.
Relatório de sustentabilidade detalhado: o relatório de sustentabilidade tem se tornado uma ferramenta obrigatória em todos os empréstimos e acordos de investimento com grandes instituições financeiras.
Iniciativas dirigidas ao trabalhador: a maioria das empresas de moda incorporou processos para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores.
Alta concentração/ maior cooperação: os principais players do setor da moda trabalham na criação de alianças e juntos são capazes de aplicar soluções sustentáveis em todo o setor.
O estudo está disponível para download no site da organização:
Fontes: The Future of Sustainability in the Fashion Industry 2019, C&A Foundation