O encontro, que aconteceu no Pro Magno, em São Paulo, teve o objetivo de criar oportunidades de negócios e aproximar os diversos elos da cadeia têxtil.

A feira reuniu profissionais da indústria têxtil entre empresários, lojistas, distribuidores, confeccionistas e designers que conheceram produtos e lançamentos de mais de 200 marcas expositoras. Pelos corredores tecidos, vestuário e acessórios, fios e aviamentos, acessórios de moda e moda casa.

O encontro também trouxe uma ampla discussão sobre a sustentabilidade na moda. Grande parte dos expositores já atuam com certificados ambientais, tais como ISO14001, certificação de padrão têxtil ecológico e análise da pegada de carbono, que garantem uma produção mais limpa e com menor impacto ambiental.

Na área expositiva os visitantes puderam conferir produtos inovadores como o cobertor ecológico, da empresa Union Smart, produzido com garrafas PET 100% recicladas. O cobertor é fabricado por meio de um processo especial que reaproveita as garrafas de plástico e as transforma em um material durável e de alta qualidade.  “Suponhamos que sejam feitas 500 mantas (cerca de 1 tonelada) com fio reciclado de PET, teremos 52% de redução na emissão do dióxido de carbono e 39% na redução do consumo de energia se comparado ao processo de fabricação tradicional”, explica Jensen, gerente geral da empresa.

Também destaque na parte de sustentabilidade estiveram os botões de biomassa, com 20% de cana-de-açúcar na composição. São vendidos principalmente para Japão, China e UK, sendo os dois primeiros países os maiores consumidores deste tipo de artigo. Com ampla gama de produtos, a empresa Shangai IRIS Acessories, ainda produz botões com insumos de milho e caseína. Resíduos de rede de pesca (nylon) coletados do mar ganham novos significados e, são transformados em botões. Pela primeira vez no evento, Zheng Yong Hui, Gerente Geral, disse que veio sentir o mercado, suas oportunidades e realizar negócios com empresas nacionais.

Já na parte de tecidos, o diferencial chegou através das fibras tecnológicas que trazem diversas funcionalidades ao produto final como proteção de raios solares, repelência a água e conforto térmico.

Networking

Para Henrique Reis, relações internacionais do evento, a Gotex Show reúne anualmente fornecedores da cadeia mundial têxtil, criando um encontro de interação, contatos e geração de negócios. “O encontro têxtil oferece ao visitante a oportunidade de realizar contatos com importantes fornecedores do mercado têxtil global. Hoje temos na feira, empresas que fornecem para grandes marcas da indústria como Zara, H&M, Gap e Uniqlo, entre outras”, destacou.

Com o objetivo de ampliar a jornada de conhecimento, palestrante de relevância do setor se intercalam em palestras sobre mercado, tendências e inovações dirigidos aos visitantes que prezam estar sempre atualizados. Estiveram presentes: Camila Toledo, diretora de tendência da Fashion Snoops Brasil; Denise Morais, diretora criativa do Brasil Fashion Trendy; Andrea Pinto, Coolhunter & Pesquisadora de Tendências da Born-lab; José Antonio Lima, profissional da área de marketing e Patrícia Souza, diretora de pesquisa e tendência da Fashion Ideas.

A feira é um evento que reúne diversos visitantes em torno de exposições, palestras, rodas de networking para discutir e apresentar inovações no mercado têxtil. “Além de conhecer outras empresas, quem participa de uma feira têxtil tem a oportunidade de saber, em primeira mão, como andam os números do setor e as principais tendências”, completa Reis.

Cenário otimista

Pelos corredores visitantes e expositores estavam otimistas com a retomada e melhores perspectivas para o setor em 2023.

Pela segunda vez no encontro, Gislaine Carrijo, gerente internacional da ABCASA (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas) reforçou a importância dessa aproximação com o mercado brasileiro para a realização de negócios. “O evento é bastante organizado e focado. Você consegue avalizar bem os fornecedores e encontrar produtos com facilidade. A indústria nacional precisa de bons parceiros para complementar sua cadeia produtiva, com matéria-prima e insumos”.

Com o objetivo de realizar uma missão empresarial e de aproximar compradores e fornecedores do setor da Bolívia, Colômbia e Peru, Jaqueline Rojas, Gerente Geral da CMS Solutions, veio a convite da Gotex Show e da FL Negócios Internacional. Participando pela primeira vez, Jaqueline, avaliou positivamente o evento. “Gostei muito da organização. segmentação e setorização da feira. Além dos intérpretes, que orientam muito bem e são muito solícitos, facilitando a informação e os negócios juntos empresários”, concluiu.