Comércio global: competitividade é a chave do sucesso
Publicado em
No último ano, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 67 bilhões, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). As exportações somaram US$ 217,74 bilhões no período. Já as importações somaram US$ 150,74 bilhões.
Nesse cenário, a China manteve-se como o maior comprador de produtos brasileiros (US$ 50,2 bilhões), seguida pelos Estados Unidos (US$ 26,9 bilhões), pela Argentina (US$ 17,6 bilhões) e pelos Países Baixos (US$ 9,3 bilhões). A China foi também o maior vendedor para o Brasil, com importações somando US$ 27,9 bilhões, seguido dos Estados Unidos (US$ 24,8 bilhões), da Argentina (US$ 9,4 bilhões) e da Alemanha (US$ 9,2 bilhões).
Segundo Mario Pólis, diretor da Emme Consultoria em Negócios Internacionais, especializada em auxiliar empresas no processo de importação e exportação, o mercado brasileiro de comércio exterior se resume em importar produtos semi e manufaturados para indústria local e agronegócio, e em contrapartida exportar commodities, recursos naturais e alguns bens manufaturados como automóveis, equipamentos e máquinas agrícolas, bem como aviões de pequeno porte. “Os grandes desafios no Brasil são a burocracia, os custos logísticos e a política. Ser competitivo nesse cenário é um grande desafio”.
Para Mario, ao desenvolver uma parceria internacional, alguns fatores devem prevalecer como visitas presenciais, criatividade, confidencialidade e cumprimento das obrigações acordadas. “Um passo a passo simples para encontrar um parceiro deve começar com uma boa pesquisa. Pode ser feita pela internet, de modo simples ou por portais eletrônicos e pagos. Em ambas, validar a empresa através da embaixada brasileira, câmaras de comércio ou mesmo por empresas de inspeção, é necessário. Em seguida, a visita ao parceiro, o estabelecimento do relacionamento e o desenvolvimento dos negócios”.
Marco Aurélio Kamers, diretor da Kamers Brasil – Importação e Exportação, reforça a necessidade de levantar o maior número de informações sobre o parceiro comercial. “É preciso investir tempo com pesquisas e contatos ou financeiramente, contratando especialistas e empresas de apoio. Fornecedores novos, a exemplo do mercado interno, requerem maiores cuidados que fornecedores regulares. Por isso, a contratação de pesquisas de mercado e vistorias de fábrica ou vistorias de pedidos prontos para embarque por empresas independentes são quase que obrigatórios para empresários que queiram operar com baixo risco”.
Segundo Marco Aurélio existem muitas oportunidades no comércio internacional. “O principal parceiro comercial do Brasil hoje é a China, seguida dos Estados Unidos e Argentina. Entretanto, nas importações, já estamos notando uma busca por novos fornecedores de países como Índia e Paquistão. Para quem busca novas oportunidades, o segredo é pesquisar, não existe fórmula mágica e muitas oportunidades no comércio exterior saem de onde menos se espera”.
Parceiras da feira Gotex Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis a Emme Consultoria e a Kamers Brasil estarão em mais uma edição do evento auxiliando empresas na busca por novos fornecedores e parceiros no mercado global. O objetivo é oferecer, no próprio evento, uma consultoria prévia de preços, requisitos para a importação/ exportação e tramites aduaneiros, entre outros fatores.
Voltada para a cadeia têxtil, com lançamentos e novidades para os segmentos de aviamentos, fibras, fios, tecidos, novas tecnologias, estamparia, moda casa, vestuário, moda praia, esportiva e acessórios, a Gotex Show 2018 acontecerá de 11 a 13 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Preço, qualidade e inovação são alguns dos diferenciais dos produtos encontrados na feira, que este ano chega a sua 6ª edição.
O evento é uma oportunidade de fomentar negócios e ampliar mercados, além de fonte de conteúdo através de palestras voltadas à atualização profissional com temas sobre tendências, inovação e mercado.
Acompanhe as novidades no Instagram (@gotexshow) e Facebook (Gotex Show).
6ª Gotex Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis 11 a 13 de setembro de 2018 Terça e Quarta das 10h às 19h Quinta das 10h às 18h Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme CEP 02055-000 São Paulo – SP Brasil