LINGERIE

Com pouco mais de nove mil habitantes, Juruaia é considerada a capital mineira da lingerie e o terceiro maior polo fabricante do país. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Juruaia (ACIJU), são mais de 200 confecções instaladas na cidade que geram cerca de 5.000 empregos, vendem cerca de 1,5 milhão de peças por mês, e faturam R$ 15 milhões. Anualmente são produzidas aproximadamente vinte milhões de peças e o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade cresce cerca de 30% ao ano.

Tania Rezende, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Juruaia – ACIJU destaca que o grande desafio é estar sempre em desenvolvimento. “Como Juruaia é uma cidade que caminha na contra mão da crise, o desafio é dia a dia, abrindo novos mercados, buscando novos parceiros, fortalecendo a divulgação e mídias do polo, capacitando as marcas em desenvolvimento de produto e equipe”. Tania cita a parceria com a feira Gotex Show. Nesta edição, que acontece de 12 a 14 de setembro de 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo, a Associação pretende participar com diversas empresas da cidade de Juruaia. “A parceria é muito importante, pois é uma forma de unir e fortalecer o setor, que ainda caminha rumo à união para ganhar força. Acredito que esta união seja necessária, já que temos a oportunidade de ligar as pontas de interesse do setor”.

José Antônio da Silva, gestor da ACIJU, falou também sobre o constante desenvolvimento do polo, que iniciou sua produção há 24 anos. “A cada ano as estratégias das empresas ficam mais eficazes, a divulgação do polo aumenta e os resultados são ainda melhores. O trabalho de cada colaborador envolvido desde a produção e preparação de matérias primas, passando pela confecção das peças até a frente de loja e departamentos administrativos, contribui para o sucesso do polo de Juruaia”.

Para o executivo, a ACIJU é a principal responsável pelo crescimento constante do polo. “Olhando pelo lado da capacitação de mão de obra, oferecemos cursos desde o processo de criação e modelagem de produto, até a parte fiscal. Capacitamos os empresários desde formação de preços, estratégias de marketing e processos dentro de seus negócios. E o principal papel da ACIJU quando falamos do polo de moda intima, é a divulgação. É através dos eventos e ações que a ACIJU promove que Juruaia tem o prestígio e reconhecimento de todo o país. Nossas estratégias de divulgação para os eventos são repensadas e otimizadas ano a ano, buscando sempre atingir o máximo de compradores e potenciais clientes possíveis, para que as empresas associadas e envolvidas em cada projeto tenham resultados e continuem crescendo”, finalizou.

Entre os eventos do calendário da ACIJU está a Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia. A última edição do evento, realizada no final de abril deste ano, recebeu mais de 22 mil visitantes, entre eles, a equipe da Gotex Show que contou com um espaço na feira e pôde atestar a qualidade do evento.