• Artigos

Sustentabilidade: o desafio da indústria têxtil

Um dos principais desafios atuais da moda e da indústria têxtil tem sido a busca por novas tecnologias capazes de transformar a cadeia e o processo de produção menos agressivos ao meio ambiente.

Publicado em

Sustentabilidade: o desafio da indústria têxtil

Um dos principais desafios atuais da moda e da indústria têxtil tem sido a busca por novas tecnologias capazes de transformar a cadeia e o processo de produção menos agressivos ao meio ambiente.

Grandes empresas do setor já investem para minimizar, de forma signifi-cativa, seus impactos. As ações são voltadas especialmente para a reutili-zação e o não desperdício de materiais, o reaproveitamento dos recursos e inclusão de insumos sustentáveis na produção.

Iniciativas pelo mundo No último ano, durante a reunião do G7, na França, grandes players glo-bais da indústria têxtil e da moda se comprometeram com o acordo de sustentabilidade Fashion Pack, que prevê ações de proteção à biodiversi-dade e a redução do aquecimento global.

Outro exemplo do setor é a marca espanhola Zara comprometida em tor-nar-se totalmente sustentável até 2025, utilizando apenas tecidos reci-clados ou orgânicos de algodão, poliéster e linho em toda a produção. A iniciativa prevê ainda que 80% das atividades da companhia, incluindo lojas, centros de distribuição e escritórios usem energia renovável. Alinhados a essa tendência a indústria têxtil nacional também busca no-vas soluções para atender as exigências do mercado. A rede varejista Renner implementou, há cerca de dois anos, um projeto que dá novo uso as sobras de tecidos, conhecido como economia circular, onde os resíduos da produção são transformados em insumos para novos produtos. As li-nhas de jeans e malharia já são encontradas nas lojas com esse conceito.

Sustentabilidade na GOTEX A conscientização da indústria têxtil em relação à sustentabilidade e as iniciativas no setor foram um dos principais pilares da última edição da Gotex Show, que aconteceu em setembro de 2019.

O público voltou seu olhar à sustentabilidade através dos produtos expos-tos como matérias-primas recicladas; fios e fibras naturais; algodão orgâ-nico; tecidos desenvolvidos a partir do bambu e da reciclagem de roupas antigas; fibras 100% provenientes da garrafa PET; além de novas tecno-logias apresentadas como o processo de tingimento que economiza ener-gia e cerca de 80% de água, além da redução do uso de corantes e agen-tes químicos.

O tema também foi discutido no Fórum Flexibilidade, Digitalização e Sus-tentabilidade, comandado por Angélica Marangoni, Diretora de pesquisa e desenvolvimento têxtil na Tendenza del Tessuto, e no talk show que con-tou com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch que, desde 2016, comanda a marca À La Garçonne, reconhecida pelo seu conceito de upcycling utilizando materiais reciclados, tecidos vintage, estoques anti-gos de tecelagens e malharias e tecidos 100% reciclados nas suas cole-ções.

O tema sustentabilidade também deverá ser destaque e despertar o inte-resse do público na 8ª Gotex Show - Encontro Internacional Têxtil e de Negócios, que será realizada de 9 a 11 de setembro de 2020 no Cen-tro de eventos PRO MAGNO, em São Paulo. Em breve a programação com-pleta estará disponível no site www.gotexshow.com.br

SERVIÇO Gotex Show – Encontro Internacional Têxtil e de Negócios 8ª edição Data: 9 a 11 de setembro de 2020
Horário: quarta-feira e quinta-feira, das 10h às 18h, sexta-feira, das 10h às 17h Local: Centro de eventos PRO MAGNO Avenida Profª Ida Kolb, 513 – Casa Verde – São Paulo/SP Informações: www.gotexshow.com.br Entrada franca

Gotex Show Press Office RM Press | Comunicação Estratégica
Silvia Colaianni silvia.colaianni@rmpress.com.br