Durante a Gotex Show 2015, na unidade Sebrae Móvel, o consultor de comércio exterior do Sebrae-SP, Mauricio Golfette, realizou mais de 100 atendimentos tirando dúvidas de empresários relacionadas às questões de como ingressar no comércio internacional. “Para exportar a empresa tem que se planejar, escolher parceiros, adequar produtos e preços. Esse processo leva no mínimo seis meses”. Segundo Golfette, hoje, os principais mercados para o Brasil, nos segmentos têxtil e de vestuário, são os EUA e a Europa, enfatizando que o grande potencial são os nichos como moda praia e fitness.

Durante as negociações na feira os empresários, lojistas e confeccionistas também contaram com o suporte para as questões relacionadas à assessoria em comércio exterior e logística. “Tivemos diversos contatos com pessoas que querem comprar produtos, mas não têm conhecimento em logística, legislação e etc. Pudemos prestar essa consultoria na hora, aqui na feira, para que o empresário pudesse tomar a decisão de imediato, se valia a pena levar aquela negociação à diante”, falou Alexandre Pires, da BR Trade, um dos parceiros do evento.Evento acontece até esta quinta-feira, dia 1º de outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Em dia dedicado ao conhecimento e a troca de informações e experiências, a Gotex Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis promoveu uma grade de palestras com foco no comércio eletrônico de vestuário, o panorama do e-commerce de moda no Brasil e o impacto do fashion blogging na comunicação das marcas. As palestras foram realizadas na tarde desta quarta-feira (30/09).

DRZ_8509Com mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, o especialista do Sebrae-SP, Jairo Lobo Migues, abriu a programação com o tema “Comércio eletrônico para vestuário: um novo canal para aumentar suas vendas”. Jairo discorreu as vantagens e os desafios que envolvem a implementação do serviço pela internet. “Vivemos hoje em uma sociedade digital e o mundo do e-commerce oferece infinitas possibilidades. Mas é preciso se planejar. Ter um Plano de Negócios bem estruturado é fundamental: conhecer seu mercado e pesquisar informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, concorrência e fornecedores contribuem para a viabilidade da ideia e a gestão da empresa”. O consultor também enfatizou a divulgação como item primordial para alcançar o sucesso.

Dando continuidade ao tema, com destaque para o “Panorama do e-commerce de moda no Brasil”, Jairo afirmou que o País tem despontado de uma forma crescente no comércio eletrônico, fator que impôs ao mercado da moda algumas questões relevantes. O setor de moda é um bom exemplo de sucesso no mundo do e-commerce, sendo a categoria uma das líderes no ranking de vendas online.

Com o amplo consumo via internet é preciso estar atento para garantir o grau de satisfação dos usuários. Mais uma vez o consultor focou no planejamento, que passa pela criação do site, registro do domínio, contratação do provedor, hospedagem e até a concretização de parcerias que possam disponibilizar as ferramentas do e-commerce, como as de pagamento e logística*.* Para aqueles que ainda não se sentem preparados para encarar de vez o comércio digital, o consultor do Sebrae-SP deixou uma dica valiosa. “A marca pode começar disponibilizando um e-mail ou uma página em comunidades virtuais. Mas hoje vivemos em um mundo digital e é importante marcar presença”.

**DRZ_8701“O impacto do fashion blogging na comunicação de marcas de moda”,** palestra ministrada pela Prof.ª Dr.ª Carol Garcia, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, finalizou a programação. Segundo a consultora a forma de expressão dos blogs, que registram momentos e pensamentos de quem os escreve, pode chamar a atenção de um público que compartilha das mesmas ideias ou hábitos. A indústria da moda está atenta para possíveis nichos ou públicos específicos que podem alavancar um negócio em potencial. De acordo com a palestrante para obter sucesso no meio, o autor deve ter alguns cuidados como publicar fotos mais profissionais, inserir palavras-chaves e compartilhar conteúdos relevantes. Cuidar do design, da facilidade de navegação da página e inserir vídeos curtos, para que o leitor não disperse e perca o interesse, foram outras dicas abordadas ao longo da apresentação.