• Artigos

O futuro é a sustentabilidade

Publicado em

O futuro é a sustentabilidade

A conscientização da indústria têxtil em relação à sustentabilidade e as soluções disponíveis no mercado foram um dos principais pilares da 7ª Gotex Show. Além de produtos sustentáveis, reciclados, naturais e orgânicos expostos pela feira, o tema foi palco da mostra e do Fórum Flexibilidade, Digitalização e Sustentabilidade, comandado por Angélica Marangoni, Diretora de pesquisa e desenvolvimento têxtil na Tendenza del Tessuto, e que contou com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch.

“Grandes empresas do setor têxtil estão investindo bastante para minimizar de forma significativa os impactos ambientais que elas geram”, afirmou Henrique Reis, Relações Internacionais da GOTEX. Marcas consagradas já se comprometeram com cronogramas de reutilização dos materiais, reaproveitamento dos recursos e inclusão de materiais sustentáveis na coleção, como é o caso da espanhola Zara, comprometida em tornar-se totalmente sustentável até 2025.

Alinhados a essa tendência a indústria têxtil nacional também vem buscando novas soluções para atender as exigências do mercado. “Trouxemos para a 7ª edição o que existe de mais novo e moderno para tornar a cadeia como um todo mais sustentável. Na feira os visitantes puderam encontrar matérias-primas sustentáveis, produtos provenientes de produções orgânicas, fios naturais e matérias-primas recicladas”, destacou Henrique.

Entre as novas soluções sustentáveis apresentadas para a indústria têxtil no evento estiveram fios e fibra naturais e de produção orgânica, tecidos feitos a partir do bambu, novas tecnologias de tingimento de fios, tecidos desenvolvidos a partir de reciclagem de roupas e fibras provenientes de garrafa PET.

Confira alguns dos destaques voltados à sustentabilidade que estiveram expostos na 7ª edição da Gotex Show:

Fibra de isolamento térmico feita a partir de garrafas PET

img

A italiana Thermore®, empresa que atua no segmento de manta e isolamento térmico para vestuário, apresentou a fibra Ecodown®, um produto completamente reciclado, proveniente de garrafas PET. O Ecodown® é o único produto sintético disponível no mercado feito a partir de fibras 100% recicladas de garrafas de plástico pós-consumo. Dependendo da aplicação, as roupas acolchoadas com Ecodown® podem economizar até 10 garrafas por peça. Além disso, a utilização das garrafas PET, ao invés de óleo, ajuda a proteger as reservas naturais para as gerações futuras.

Dope-dyed: processo de tingimento mais eficiente e sustentável

A Jiangsu Guowang High-technique Fiber Co., trouxe para o evento fios com a tecnologia dope-dyed, produzidos com menor impacto ambiental. O dope-dyed é um processo utilizado para tingir fios e tecidos sintéticos, tais como acrílico, nylon, poliéster e viscose, que se utiliza de uma tecnologia mais eficiente e sustentável à medida que economiza cerca de 80% de água durante o processo, além da redução do uso de corantes, agentes químicos e da energia em si.

Tecidos sustentáveis

A KG Denim, grupo indiano fabricante de tecidos, levou para o evento tecidos produzidos de forma sustentável, compostos por algodão orgânico ou fios reciclados. Hoje, esse nicho, já corresponde a 10% de toda a produção da empresa.

Embalagens plastic free

img

Outra solução sustentável apresentada na GOTEX 2019 foi uma inovadora forma 100% plastic free de embalar e entregar o produto para o consumidor, da empresa Sidhya Exim. O plastic free é uma nova tecnologia onde se utiliza material proveniente da agricultura, tais como o milho, a cana e o bambu, para substituir os materiais plásticos. O produto é ainda 100% biodegradável, se decompondo na natureza no intervalo de 3 a 6 meses.

Sobre a GOTEX

A Gotex Show é um evento direcionado ao setor têxtil, realizado anualmente na capital paulista. Em 2020 chega à sua 8ª edição, investindo em um formato exclusivo e diferenciado para impulsionar negócios, otimizar oportunidades e estimular a troca de conhecimento entre profissionais do setor.