• Artigos
  • Mercado

Negócios e sustentabilidade marcam segundo dia da GOTEX

Publicado em

Negócios e sustentabilidade marcam segundo dia da GOTEX

E a GOTEX continua a todo vapor! No segundo dia da feira, 11 de setembro, o foco foram os negócios e o tema de sustentabilidade discutido com especialistas do setor. O evento segue até quinta-feira, 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com entrada gratuita para profissionais.

img img

Tendências Moda Casa

A importância do segmento de artigos têxteis para a casa é bastante significativa e com boas perspectivas para os próximos anos, já que o consumidor está cada vez mais preocupado em adquirir produtos diferenciados para o lar, com design e seguindo as tendências de decoração.

img

Pensando nisso a GOTEX, pelo segundo ano, trouxe um conteúdo exclusivo apresentado por Camila Toledo, porta-voz e diretora do bureau norte-americano Fashion Snoops, mostrando as tendências para Moda Casa, com os principais direcionamentos em tecidos e estamparias para 2020. Camila trouxe cinco macrotendências apresentando cores, tecidos e padronagens. Entre as tendências destaque para os blocos de cor, o minimalismo e o geométrico, além do rústico sofisticado, muito uso do vidro, transparência e acrílico. “As pessoas hoje buscam casas mais práticas. É a vez do design com função”, finalizou.

Tendência Têxtil: o futuro dos tecidos

A conscientização da moda em relação à sustentabilidade e as soluções disponíveis no mercado foram os temas abordados por Angélica Marangoni, diretora de pesquisa e desenvolvimento têxtil na Tendenza del Tessuto. “Hoje os consumidores estão mais conscientes e buscam saber de onde vieram e como foram produzidas as peças”.

Angélica comentou sobre o Fashion Pact, pacto firmado no encontro do G7 na França que vai englobar mais de 150 empresas de moda com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos têxteis até 2030, incluindo políticas como reciclagem de tecidos e eliminação do uso de micro plásticos. Entre as inovações que já estão disponíveis no mercado, em matéria de tecidos e fios sustentáveis, estão: a orange fiber, feita do bagaço da laranja, tecidos desenvolvidos a partir do abacá-bananeira, o algodão orgânico, o linho e o couro da casca de abacaxi. Outra solução mostrada foi o tingimento natural e a estamparia botânica, processos realizados a partir de folhas e flores.img

Sustentabilidade é o caminho

Na sequência, Angélica chamou o convidado especial do dia, o estilista Alexandre Herchcovitch, para o Talk Show no Fórum de Flexibilidade, Digitalização e Natural-Sustentável.

Alexandre dividiu com o público a sua experiência à frente da marca À La Garçonne, que utiliza materiais reciclados e trabalha com a ressignificação de peças nas suas coleções. Segundo o estilista, hoje a moda é feita com mais consciência, de maneira mais sustentável e com o reuso de materiais. “Ter mais responsabilidade em como é feito o produto não se trata de uma tendência, é um caminho irreversível”, destacou.

Alexandre ainda deu dicas para quem quer começar a produzir de forma mais sustentável. “Um primeiro passo pode ser reutilizar de maneira inteligente tecidos e outros materiais que já estão no seu estoque”, finalizou.

Visitas guiadasimg

A GOTEX 2019 trouxe ainda mais uma novidade! Após as palestras de tendências, Moda Feminina Inverno 20 e Moda Casa, um especialista do setor têxtil realizou uma visita guiada nos estandes auxiliando empresários, confeccionistas, lojistas e importadores a encontrarem os melhores produtos da feira. As visitas guiadas continuam nesta quinta-feira, 12 de setembro, último dia do evento. Para participar os interessados podem entrar em contato diretamente com a equipe da organização no local das palestras.

Aconteceu na GOTEX

Rodada de Negócios

imgNa terça-feira, 10 de setembro, foi realizado o Encontro Índia Brasil Têxtil 2019, reunindo empresários interessados em conhecer fornecedores e criar novas parcerias com empresas da Índia.

A rodada de negócios teve o objetivo de aproximar empresários do setor têxtil de fornecedores de fios, fibras, tecidos, vestuário de moda feminina e masculina, bordados e tricôs, além de insumos têxteis para o setor de móveis e decoração de 15 fabricantes indianos que estão expondo na GOTEX. Ao todo a rodada de negócios recebeu 50 empresas do Brasil. O encontro foi promovido pela Synthetic & Rayon Textiles Export Promotion Council – SRTEPC e organizado pela Hotmarketing.

E amanhã a programação continua! Exposição de produtos, inovações e novidades, oportunidades de negócios e palestras com os temas Feminino Preview Verão 20/21: primeiros direcionamentos para o Brasil e tendências no comércio em 2019.

Mais informações www.gotexshow.com.br. Acompanhe as novidades também pelo Instagram (@gotexshow) e Facebook (Gotex Show) oficiais do evento.