• Artigos
  • Evento

Henrique Reis, Relações Internacionais da GOTEX, fala sobre as novidades do evento para 2019, sustentabilidade e a globalização no setor têxtil.

Publicado em

A GOTEX chega a sua 7ª edição este ano. Como você avalia a trajetória do evento?

img

Vejo o evento crescendo em termos de qualidade ano a ano. A GOTEX é uma plataforma que reúne um público profissional e que promove a geração de negócios. Se analisarmos o evento hoje, já não podemos considerá-lo apenas como uma plataforma comercial, pois, além de promover negócios, a GOTEX tem se empenhado cada vez mais em trazer informação e conteúdo de qualidade por meio das palestras, que visam atualizar o público profissional com temas bem atuais. Este ano, por exemplo, há um foco especial para o tema sustentabilidade.

O que o público pode esperar durante os três dias de evento?

Uma variedade maior de produtos com destaque para os fios e tecidos da Índia, os fornecedores chineses com uma gama bem variada de produtos, tais como tecidos, fios e vestuário e, ainda, a participação de empresas do Brasil e do Peru e a presença de representantes de mercados que estarão pela primeira vez no evento como é o caso da Bolívia e da Turquia. Considerando que este ano teremos mais entidades apoiando e participando que em qualquer outra edição, pode-se considerar uma grande oportunidade de networking. Este ano também, como novidade, teremos programação de palestras nos três dias de evento, enriquecendo ainda mais a experiência do público.

Quais são os principais produtos que estarão expostos? E em destaques, o que já pode adiantar?

Este ano teremos uma quantidade considerável de expositores do ramo de moda casa, não apenas os produtos acabados deste segmento, mas também aqueles que trazem fios e tecidos para a fabricação destes. Haverá uma grande diversidade de tecidos e vestuário. Será possível, por exemplo, encontrar tecidos para alfaiataria, cetim, crepes, renda e malhas, entre outros. Como comentei anteriormente, haverá um foco para sustentabilidade e produtos naturais, com expositores que já trabalham seus produtos com o viés sustentável como a Sorona que se preocupa em trabalhar a sustentabilidade no fio de viscose, a Thermore com o Ecodown, um produto 100% reciclável proveniente de garrafa pet e muitos outros com base de algodão, que não polui para produzir e viscose.

Como enxerga a relação do mercado têxtil globalizado? Quais são as principais oportunidades?

Com o passar dos anos pudemos perceber a tendência da globalização, um termo um tanto amplo e se formos pensar algo que não é simples de definir. Mas o que se pôde ver foi a criação de blocos econômicos ganhando mais força no final dos anos 80 e adiante, mercados se abrindo e uma nova ordem comercial surgindo. Com o mercado têxtil não foi diferente. Os eventos de negócios, antes mais regionais se tornaram globais e quem percebeu essa tendência e soube aproveitá-la acabou se sobressaindo. Atualmente, onde há uma interdependência maior comercial entre os diversos países, eventos como a GOTEX, que ocorrem no mundo todo, trazem uma oportunidade de em um único local o empresário poder encontrar fornecedores, parceiros e clientes, além de conhecer tendências e entender sobre os diferentes mercados. Acredito que estar aberto para entender o que se passa no mundo lhe fornece ferramentas para enfrentar as dificuldades quando essas surgirem e principalmente estratégias para superá-las e até para ganhar novos mercados.

Recentemente com o Brexit e o final do NAFTA, que na realidade passou por uma reformulação e mudou para USMCA, alguns chegaram a falar em “desglobalização”, porém, os negócios internacionais uma vez descobertos e estabelecidos dificilmente irão voltar ao antigo patamar de mercados fechados. Exemplo disso é o surgimento de novos acordos e negociações de futuros acordos intrablocos e intra-regionais, como o acordo da UE e o MERCOSUL. Se o mundo há anos vem seguindo essa tendência, o empresário não pode ir na contra mão e a GOTEX está aqui hoje para trazer diversas oportunidades de negócios, parcerias e conhecimento.

O que motiva a GOTEX? Como você enxerga a feira em cinco anos?

A principal motivação da GOTEX é trazer oportunidades de negócios, conhecimento de mercado e tendências para empresários, estudantes e outros interessados no mercado têxtil. Ajudar os empresários a se tornarem competitivos, gerar negócios e movimentar a economia é o que faz com que a GOTEX se mantenha firme, trabalhando cada vez mais para ser uma plataforma internacional de negócios e oportunidades para o setor têxtil do Brasil e do mundo.

Se o mercado se mantiver otimista e essa tendência de novos acordos comerciais intra-regionais se confirmar, em cinco anos a GOTEX será uma das principais plataformas de oportunidades do setor têxtil do Brasil e do mundo. Países que nem podemos imaginar hoje farão parte e buscarão negócios através da GOTEX.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site oficial www.gotexshow.com.br. O evento é gratuito e aberto aos profissionais do setor.

Acompanhe as novidades também pelo Instagram (@gotexshow) e Facebook (Gotex Show) oficiais do evento.

7ª Gotex Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis 10 a 12 de setembro de 2019 Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme CEP 02055-000 São Paulo – SP Brasil