• Destaques
  • Evento

Comércio global ganha novas perspectivas

Atuar no comércio internacional exige planejamento, dinamismo e constante atualização para minimizar os impactos no negócio.

Publicado em

Comércio global ganha novas perspectivas

Especialmente, no contexto pós pandemia e com os atuais desafios do cenário macroeconômico mundial, o mercado precisa se readequar e buscar alternativas para manter-se competitivo.

Diante das novas oportunidades, a Gotex Show convidou dois especialistas na área, Mário Polis, CEO na EMME Consultoria em Negócios Internacionais e Alexandre Pires, Diretor da BR Trade para falarem sobre as novas perspectivas e desafios no comércio internacional.

Confira o artigo a seguir que vai endereçar algumas das principais dúvidas sobre o tema. Lembrando que os especialistas estarão presencialmente na Gotex Show - Encontro Internacional Têxtil, de Moda e Negócios, de 12 a 14 de setembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, para atender empresários e visitantes e sanar possíveis dúvidas quanto a frete, importação, logística e outros temas.

Mário Polis, CEO na EMME Consultoria em Negócios Internacionais

“Há vários desafios para se importar e exportar. Nas exportações, os desafios não estão relacionados, como na importação, com aspectos burocráticos ou aduaneiros. Estão sim relacionados com o desenvolvimento de mercado. Entram nesse tema, a dificuldade de mapear e conseguir obter clientes, a dificuldade em formar um preço competitivo, com idioma e a manutenção dos clientes no exterior.

Na importação, a dificuldade é diretamente relacionada ao aspecto aduaneiro. Há ainda muita dificuldade em entender procedimentos de importação, e também, de tornar a operação competitiva, devido a tributação ser alta e devido a custos e despesas operacionais do processo.

Destaco que no pós pandemia tivemos várias mudanças. Em termos de processos, foram avanços significativos como a digitalização e modernização dos processos, agilizando e dando maior eficácia nas rotinas. Há outro ponto interessante também, relacionado a efetivação dos eventos e reuniões online. Isso trouxe mais celeridade e maior popularização de eventos e negócios. Fora isso, a aceleração dos negócios por meio de plataformas de comércio eletrônico”.

Alexandre Pires, Diretor da BR Trade

“A pandemia acabou afetando grande parte das operações de comércio internacional, sobretudo por conta das paralisações comerciais adotadas em prol do combate ao coronavírus, gerando um grande colapso na economia mundial.

O Brasil enfrentou desafios para a retomada do crescimento no pós-pandemia. Projetar cenários futuros e garantir a resiliência dos processos de negócio tornou-se um exercício de extrema incerteza, demandando perspectivas e vivências diferenciadas em busca de um caminho comum, embora os impactos sejam diferentes para cada setor.

As mudanças no comércio internacional evoluíram rapidamente, a tecnologia moderna permitiu que as empresas operassem em escala global, o Governo editou diversas medidas facilitando as operações, como por exemplo adoção do home office, a digitalização de processos, o que foi um elemento fundamental da transformação digital no comércio exterior. Ao substituir processos manuais por sistemas eletrônicos, é possível reduzir a burocracia e agilizar o fluxo de informações e documentos necessários para a realização de operações de comercio exterior.

Quanto aos desafios, destaco que a estrutura no Brasil é descentralizada, impõe desafios a serem superados tanto no tocante da exportação e na importação, sendo alguns deles comuns nos dois âmbitos.

A burocracia e documentação das exportações brasileiras vem passando por um período de transformação, desde o lançamento do Portal Único do Comércio Exterior tem como objetivo de unificar todos os órgãos anuentes do Comércio Exterior brasileiro em uma única janela de operação no portal. O portal visa promover a competitividade das empresas no mercado internacional, reduzindo custos e prazos associados às operações de exportação.

O Portal Único, contempla as consultas referentes aos processos de importação, mas encontra-se em fase de teste e funcionamento para algumas empresas o novo formato para as importações brasileiras através da DUIMP, dessa forma diminuindo a burocracia e documentação.

Os desafios para importar ou exportar os produtos do Brasil, são grandes, alguns problemas logísticos que acabam onerando o custo final dos produtos. O Governo está trabalhando intensamente para melhorar o comércio exterior brasileiro, os portos e aeroportos estão passando por transformações para melhorar os recebimentos dos navios de grande porte e aviões, com objetivo de diminuir o custo logístico = custo Brasil. Isso afeta diretamente a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global.

Nosso sistema tributário também é complexo porque recolhemos tributos em cima de tributos, chamado imposto sobre cascata, lembrando que atualmente está em andamento no congresso nacional a reforma tributária para diminuir o custo Brasil.

Para superar esses desafios, o governo brasileiro e as empresas têm trabalhado para implementar reformas, melhorar a infraestrutura e promover uma maior integração internacional. É importante uma abordagem estratégica que envolva simplificação de processos, investimentos em infraestrutura, promoção da inovação e a busca por acordos comerciais favoráveis”.

Gotex Show

O encontro é gratuito e aberto aos profissionais do setor. Além da exposição de mais de 200 marcas a Gotex Show oferece serviços e facilidades como:

  • Business Lounge: ambiente de negócios onde o visitante poderá tirar dúvidas sobre questões aduaneiras e de importação. No local será também oferecida uma degustação de Café OBC (Original Brazilian Coffee) com grãos puros de café especial direto do produtor de café da Alta Mogiana-SP. Uma experiência única de apreciar o café genuinamente brasileiro na sua pureza com altíssima qualidade.
  • Intérpretes: para facilitar o comércio e a negociação entre as empresas.
  • Transfer da estação Barra Funda: saídas a cada 30 minutos (Rua Prof. Wilfrides Alves de Lima – ao lado do Memorial da América Latina) dias 12 e 13/09 das 9h30 às 18h30 e dia 14/09 das 9h30 às 17h30.

Credenciamento

A Gotex Show 2023 já está com o credenciamento aberto. Acesse o site oficial do evento e garanta a sua credencial: gotexshow.com.br

Serviço

Gotex Show 9° Edição 2023Data: 12 e 13 de setembro, das 10h às 18h | 14 de setembro, das 10h às 17hLocal: Pro Magno Centro de Eventos - 1º Pavimento
Endereço: Av. Profª Ida Kolb, 513 - Casa Verde
CEP: 102518-000 - São Paulo/SP – Brasil

Informações à imprensa

SC Comunicação - Silvia Colaianni (11) 9 9982-0317 - sicolaianni1@gmail.com

Organizador

Agência Oficial