Fernanda Garcia, vencedora da 3ª edição do concurso Novos Designers Brasil, projeto voltado para promover a integração entre designers em formação e fabricantes de matérias-primas do mercado têxtil, realizado durante a Gotex Show 2016, visitou o país pela primeira vez e desfrutou de um incrível roteiro de pesquisa de moda.

img](/uploads/noticias/Fernanda-1.jpg)

Cursando o último ano de moda do Centro Universitário SENAC Santo Amaro, a designer mostrou as percepções e inspirações que teve sobre a moda e o mercado têxtil no país. Na Universidade Donghua, antiga Universidade Têxtil da China, fundada em 1951, Fernanda participou de uma aula, em parceria com a Swarovski, para criação de roupas com peças da marca. Também visitou a área de criação do curso e assistiu à Conferência de Moda para Cooperação Sino-Japonesa entre escolas e empresas, com um desfile realizado dentro da universidade.

No roteiro também estavam previstas visitas a diversas fábricas em Suzhou, polo industrial têxtil da China, onde a designer conheceu a estrutura organizacional e a tecnologia de ponta das confecções chinesas. “Eu não imaginava quanta tecnologia existia nas empresas e fábricas de lá. Foi maravilhoso ver as indústrias têxteis e como são feitos os tecidos.” O roteiro incluiu a plataforma de negócios 168tex.com e as fábricas Suzhou Maytimetex Co., Ltd e Wu Jiangxin Wu Textile Co., Ltd.

Já no Centro Criativo M50, Fernanda pôde se inspirar através da arte moderna. O Centro é uma antiga fábrica têxtil desapropriada que, recentemente, foi transformada em um espaço para artistas plásticos e de moda. O espaço reúne galerias e estúdios com exposições itinerantes e também lojas com uma ampla variedade de produtos. “Adorei a moda de rua. Todos procuram se vestir bem, são conectados com a moda. Em lugares como o M50 dá para ver bem o estilo das pessoas”.

Fernanda conheceu o inspirador Museu Têxtil de Shanghai, que conta a história de como a maior cidade produtora de têxtil do país se converteu no maior centro econômico da China em apenas 20 anos. Entre os destaques do museu estão a maquete da cidade de Shanghai, na época em que sua economia era totalmente voltada para a indústria têxtil, a origem e a fabricação de alguns tecidos.

Fechando o roteiro, a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, maior feira têxtil da China e uma das mais influentes de tecidos e acessórios do mundo. Lá, a futura estilista pôde conhecer os últimos lançamentos para o mercado têxtil. “Me chamou bastante atenção a variedade e qualidade dos tecidos. Em especial as rendas, que eram lindas”.

img](/uploads/noticias/post-3_intertextile1.jpg)

“Quando se ganha um concurso como esse é como uma afirmação que você está no caminho certo. Para mim foi tudo incrível! A viagem foi muito rica. Quero voltar ao país quantas vezes for possível. Me apaixonei pela cultura e pela moda de lá”, finalizou Fernanda.

Este ano a Gotex Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis chega a sua 5ª edição. O evento acontece entre os dias 12 a 14 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

img

img

img

img

img

img

img

img

img