Escolha o idioma:

English | Chinese

Novos Designers Brasil


O Concurso NOVOS DESIGNERS BRASIL é uma iniciativa que pretende colocar lado a lado fabricantes de matérias-primas e os novos designers para a realização de criações, promovendo a integração da cadeia produtiva têxtil e por isso acontece paralelamente a feira “GOTEX SHOW.

São Paulo é a mais importante cidade do Brasil quando o assunto é o segmento têxtil e a criação de moda. O setor têxtil e de confecção responde por um número expressivo de empregos gerados e tem grande importância histórica na cidade, que tem neste segmento as bases de sua industrialização. O estado de São Paulo responde sozinho por 29% da mão de obra empregada em todos os elos da cadeia produtiva têxtil no Brasil. São quase 500 mil pessoas que trabalham no setor têxtil paulista, segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial – IEMI.

A indústria têxtil e a sinergia de sua cadeia produtiva mesclam trabalho, paixão, tecnologia e arte, valorizando talentos de homens e mulheres do campo, químicos, pesquisadores, tecelões, costureiras, modelistas, pilotistas, bordadeiras, rendeiras, designers e tantos outros profissionais que oferecem o seu ofício em prol de um dos setores que mais empregam neste país.

O projeto NDB pode fomentar a parceria de longo prazo destes futuros profissionais com a indústria têxtil mundial, através do relacionamento com grandes confecções e tecelagens do mundo inteiro. É um projeto de jovens designers ainda em formação que pode se tornar uma oportunidade, ou seja, a porta de entrada destes jovens no mercado nacional e até internacional”, afirma Pan Faming, diretor executivo do Comitê Organizador da feira.

Fernanda Garcia vence a 3° edição dos Novos Designers Brasil

Apresentando uma coleção de 4 looks chamada de “Praça Onze”, a estudante de moda do Centro Universitário SENAC Santo Amaro, Fernanda Garcia, foi a grande vencedora da 3ª edição do concurso Novos Designers Brasil 2016, que aconteceu no dia 20 de setembro durante o GOTEX FASHION SHOW.

A coleção faz referência à região da casa da tia Ciata, a baiana que ajudou a fazer a história cultural do Rio de Janeiro. A casa foi ponto de encontro e trocas culturais entre a macumba, a malandragem e o samba. Inspirada nessa miscigenação que a coleção segue: alfaiataria, chapéu de palha, camisa listrada, sapatos de duas cores, saia rodada, babados, sapato baixo, pano de costa, miçangas, colares, brincos, correntes de prata e balangandãs. Nas mãos, bolsas inspiradas em instrumentos musicais.

“Estou muito feliz na aposta que a feira e o concurso estão fazendo nos novos designers e novos estilistas. Quando você ganha um evento dessa dimensão é como se o caminho que escolheu fizesse sentido, essa sensação é muito gratificante”.

Sediando pela 3ª vez o concurso, a GOTEX SHOW apoia os novos talentos da moda brasileira incentivando os designers a conhecer a cadeia internacional têxtil, promovendo a integração entre os estudantes e empresas do mundo todo.

Os finalistas do NDB 2016 foram:

  • Fernanda Garcia – Centro Universitário SENAC Santo Amaro;
  • Glauber Santasofia – Faculdade Paulista de Artes;
  • Isabela Boschiero – IED Istituto Europeo di Design;
  • Lucas Santos – Universidade Anhanguera de São Paulo Campus ABC;
  • Marcos Carvalho – Centro Universitário Anhanguera – Unidade Santana;
  • Pedro Valarino – Centro Universitário SENAC Santo Amaro;
  • Pipo Acebedo – Faculdades Metropolitanas Unidas;
  • Priscila Cipriani – Universidade Anhembi Morumbi;
  • Rebecca Publio – Faculdade Santa Marcelina;
  • Vitor Shiabata – IED Istituto Europeo di Design.

Destaque nas Redes Sociais
Pedro Valarino, do Centro Universitário SENAC Santo Amaro, foi o escolhido na votação popular realizada na página do facebook da feira. O designer desenvolveu uma coleção feminina, composta por 4 looks, com o título “O turbante desce o morro”. A coleção de Pedro foi compartilhada 2.192 vezes e recebeu 556 likes.

Designer Convidado
Francesco Bogarin, vencedor do Novos Designers Brasil 2015 foi o convidado da noite, apresentando 8 looks com o tema “Samba: Dor e Alegria”. “Retornei à passarela do NDB e pude reviver mais uma vez esta emoção. O concurso me trouxe conhecimento e abriu muitas portas”, destacou o jovem designer.

Clique aqui e baixe Book Novos Designers Brasil

Francesco Bogarin foi o vencedor da 2ª Edição do Novos Designers Brasil

Francesco Bogarin, 20 anos, aluno do Centro Universitário Anhanguera, foi o grande vencedor da 2ª edição do NOVOS DESIGNERS BRASIL (NDB), que teve como tema “Piratininga: a São Paulo de etnias tão misturadas”. A final do concurso foi realizada na noite de terça-feira (29/09/15) e contou com o desfile de 40 looks. Foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, conceito, adequação ao tema e à estação (inverno 2016). Cada finalista apresentou uma coleção adulta, composta por quatro looks, além da reprodução de uma de suas criações para a Susi ou o Beto, da Brinquedos Estrela.

Faturou o primeiro lugar no concurso, como prêmio ganhou uma viagem para a China e portfolio nos bonecos e bonecas da Estrela.

“Lavoura das Fronteiras” foi a inspiração para a coleção de Francesco. Em 1870, os imigrantes, com suas culturas criaram a diversidade paulistana. O bairro do Bom Retiro é o ícone da diversidade em São Paulo, surgindo do convívio interétnico dos imigrantes, misturando a exótica população negra, o olhar frio dos coreanos, o comportamento dos judeus e o bom gosto no vestir dos italianos, são as mais fortes referências de vanguarda e estilo da cidade. “Me inspirei no Bom Retiro, bairro onde eu vivo e onde há muita mistura e mescla de culturas. Lá está a vanguarda, as diferenças e a moda de São Paulo”, contou o vencedor, que levou como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China. Todas as peças apresentadas no desfile ficarão agora em exibição na feira GOTEX SHOW.

Outro destaque da noite foi a apresentação da designer convidada Jessica Jin, que conquistou a 1ª edição do NDB, realizada em 2014. Com oito looks, a coleção JinJu foi inspirada nos índios brasileiros Karajás e nas fadas dos contos típicos coreanos.

É uma grande satisfação realizarmos mais uma edição deste projeto que incentiva a criatividade, a inovação e desenvolve o potencial da nova safra de jovens talentos da moda. O NDB proporciona diversas oportunidades para estes futuros profissionais, como a porta de entrada no mercado nacional e até internacional, além de gerar negócios e mostrar ao mundo o talento e a capacidade do design brasileiro”, finalizou Pan Faming, Diretor-Executivo do Comitê Organizador da GOTEX SHOW.

O NDB 2015 contou com a apresentação da GOTEX SHOW e da Estrela, e com o patrocínio do Comitê Organizador do evento e das tecelagens Hualu, Lita, Xinmei e Shaoxing Ruby. Além do vencedor estavam entre os finalistas: Danilo Ibrahim e Jack Vailatt, do SENAI; Fernanda Douat, Mariana Takikawa e Renata De La Rosa, do IED – Istituto Europeo di Design; Rafael Scaranaro, da Faculdade Anhanguera; Luiza Zanutto do SENAC; Marina Rodrigues do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Rodrigo Rooka, da Anhembi Morumbi.

Confira algumas fotos da 2ª Edição do concurso

Sobre a primeira edição

O concurso de 2014, destinado a estudantes dos cursos de moda da cidade de São Paulo, teve como tema “Ano Novo Chinês à Brasileira –2015 o Ano da Cabra”. A proposta do Concurso foi colocar os designers em formação em contato com fabricantes de matérias-primas,expositores da feira, possibilitando o intercâmbio entre novos criadores e a indústria têxtil mundial.

O NDB promoveu o desenvolvimento de produtos diferenciados com matérias-primas internacionais e design brasileiro, incentivando o Brasil a investir em design e em novos designers, condição essencial para atuar como um player importante no cenário internacional.

Simultaneamente, o NDB estabeleceu uma relação entre a “GOTEX SHOW” e as principais instituições de ensino com cursos de moda da cidade de São Paulo, que representam a nova geração do setor têxtil brasileiro, mostrando o celeiro de jovens talentos existentes na capital paulista e fortalecendo a inovação e a criatividade.

O NDB contou com a apresentação da “GOTEX SHOW” e da Audaces, com patrocínio do Grupo China Trade Center e das tecelagens chinesas Kunshan Huarong, Jiangyin Weipeng e Jiangsu Highhope e da taiwanesa Chain Yarn. Como prêmio, o vencedor do Concurso recebeu uma licença de uso do Software de Criação Audaces Idea Full.

Foram apresentados também os trabalhos de sete jovens designers e a vencedora do concurso foi a aluna do Istituto Europeo di Design, Jessica Jin, de 25 anos, com a coleção “Banquete do Buda”. A estudante fez um passeio pela lenda do horóscopo Chinês.

jessica-jin

Em paralelo à feira, com o objetivo de ampliar a sinergia entre brasileiros e chineses, os organizadores patrocinaram a realização do Concurso NOVOS DESIGNERS BRASIL, destinado a estudantes de moda da cidade de São Paulo, que aconteceu no primeiro dia do evento reunindo 450 convidados. No segundo dia, o Comitê Organizador promoveu o “Fórum Têxtil China-Brasil”, que foi planejado com o objetivo de contribuir com a troca de experiências entre palestrantes, expositores e visitantes.

“A minha inspiração surgiu da lenda que deu origem ao Horóscopo Chinês onde Buda convida todos os animais para um grande banquete e só 12 comparecem e são presenteados com um ano. A Cabra é um desses animais especiais! Fiquei imaginando como ela teria se vestido para se apresentar a Buda se este encontro fosse no Brasil. A licença poética me levou a uma coleção inspirada na apresentação imaginária da mulher de Cabra a Buda. Foi um trabalho e tanto concluir as peças da coleção, mas foi incrível ver o resultado final e principalmente saber que um júri técnico e competente escolheu minha coleção como vencedora”, declarou emocionada a vencedora do certame, Jessica Jin.

Os jovens designers apresentaram uma coleção de quatro looks confeccionados com tecidos vindos da China e de Taiwan. Além da vencedora, estavam entre os finalistas: Priscila Prado, Zack Grabeel e Rodrigo Rooka, da Universidade Anhembi Morumbi, Anderson França, da Faculdade Paulista de Artes, além de Janaína Eivissa e Danilo Ibrahim, da Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf.

 
O concurso NDB é voltado a estudantes de cursos de moda do Estado de São Paulo. Os candidatos desenvolvem uma coleção de quatro looks, cada look confeccionado com tecido fornecido por expositores da GOTEX. 10 finalistas, escolhidos por um júri especializado, apresentam suas coleções em desfile durante a feira, onde foram avaliados os quesitos de criatividade, originalidade, conceito, adequação à estação Inverno 2017 e ao tema “Samba – 100 anos ritmando o molejo do requebrado Brasileiro”.