• Setor têxtil: análises e perspectivas

    Em 2019 a indústria têxtil nacional viveu um ano desafiador com questões macroeconômicas impactando diretamente no desempenho da indústria. Para o ano, as projeções foram reformuladas e a expectativa é que haja alta de 0,8% na produção e de 1% a 1,5% no varejo.

    Já para 2020, indicadores apontam um ano de melhores resultados, com a queda da inflação e dos juros. Estudos mostram que poderá haver crescimento de 2% a 2,5% no setor no próximo ano.

    É importante lembrar que o Brasil é um grande player no mercado mundial, sendo a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, com produção de cerca de nove bilhões de peças anuais. A indústria ainda enfrenta alguns desafios como as questões relacionadas à sustentabilidade e a revolução digital que mudou a forma como o mercado consome moda.

    Cenário Brasil 2020

    A recuperação da atividade econômica tem ficado mais evidente neste segundo semestre. O avanço ...

  • O futuro é a sustentabilidade

    A conscientização da indústria têxtil em relação à sustentabilidade e as soluções disponíveis no mercado foram um dos principais pilares da 7ª GOTEX Show. Além de produtos sustentáveis, reciclados, naturais e orgânicos expostos pela feira, o tema foi palco da mostra e do Fórum Flexibilidade, Digitalização e Sustentabilidade, comandado por Angélica Marangoni, Diretora de pesquisa e desenvolvimento têxtil na Tendenza del Tessuto, e que contou com a presença do estilista Alexandre Herchcovitch.

    Grandes empresas do setor têxtil estão investindo bastante para minimizar de forma significativa os impactos ambientais que elas geram”, afirmou Henrique Reis, Relações ...

  • Brasil 2020: perspectivas para o próximo ano

    Na mais recente pesquisa Focus, divulgada pelo Banco Central, analistas de mercado projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) terá alta de 0,87% em 2019 e de 2% em 2020.

    O País ainda enfrenta um cenário cheio de desafios que traz impacto direto na indústria e nos negócios, mas, apesar de o atual cenário econômico estar aquém do esperado no início do ano, as perspectivas para o final de 2019 e para 2020 são mais otimistas, a começar pela recente aprovação da reforma da Previdência.

    Outro fator que deve ajudar o Brasil é a inflação sob controle e outros indicadores nacionais que asseguram o interesse estrangeiro para fazer investimentos aqui, como ...

  • Alexandre Herchcovitch participa de Fórum de sustentabilidade

    Evento gratuito, voltado para profissionais do mercado têxtil, acontece dia 11 de setembro, no Expo Center Norte

    O estilista Alexandre Herchcovitch será o convidado do Talk Show no Fórum Flexibilidade, Digitalização e Sustentabilidade, que acontece no dia 11 de setembro, às 16h30, no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a realização da GOTEX Show. O evento é aberto e gratuito aos profissionais do setor têxtil.

    Alexandre Herchcovitch é o representante legítimo de uma geração de estilistas que cedo entendeu a evolução do papel de designer para o de empresário, estabelecendo sua marca como a de maior destaque no mercado internacional, com coleções apresentadas no Calendário Oficial de Moda Brasileira – São Paulo Fashion Week e na Semana de Moda de Nova York. No Talk Show serão debatidos os principais caminhos da sustentabilidade, a evolução da moda e as próximas tendências para este mercado.

    Coordenado ...

  • Alexandre Herchcovitch e Fashion Snoops são destaques na programação da GOTEX 2019

    A GOTEX Show, evento voltado ao setor têxtil que acontece de 10 e 12 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, chega nesta edição com muitas novidades na parte de palestras e conteúdos.

    Serão oito temas com palestras exclusivas que terão como convidados grandes nomes do setor têxtil nacional como o estilista Alexandre Herchcovitch e a diretora do bureau de tendências Fashion Snoops, Camila Toledo, que participa de três ...

  • GOTEX sedia rodada de negócios para o setor têxtil no dia 10 de setembro

    Indústrias e comércios que possuem interesse em conhecer fornecedores e criar novas parcerias podem se inscrever até o início de setembro para a rodada de negócios Encontro Índia Brasil Têxtil 2019, que se realizará no dia 10 de setembro, das 10h às 18h, durante o primeiro dia da GOTEX Show. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.

    O objetivo da rodada de negócios é aproximar empresários do setor têxtil de fornecedores de fios, fibras, tecidos, vestuário de moda feminina e masculina, bordados e tricôs, além de insumos têxteis para o setor de móveis e decoração. Ao todo serão 15 indústrias indianas que estarão em São Paulo para a realização
    de reuniões com empresas brasileiras.

    A rodada é promovida pela Synthetic & Rayon Textiles Export Promotion Council – SRTEPC e organizada pela Hotmarketing. Para conferir a lista de participantes e fazer a sua inscrição gratuita para agendar a sua ...

  • Henrique Reis, Relações Internacionais da GOTEX, fala sobre as novidades do evento para 2019, sustentabilidade e a globalização no setor têxtil.

    A GOTEX chega a sua 7ª edição este ano. Como você avalia a trajetória do evento?

    Vejo o evento crescendo em termos de qualidade ano a ano. A GOTEX é uma plataforma que reúne um público profissional e que promove a geração de negócios. Se analisarmos o evento hoje, já não podemos considerá-lo apenas como uma plataforma comercial, pois, além de promover negócios, a GOTEX tem se empenhado cada vez mais em trazer informação e conteúdo de qualidade por meio das palestras, que visam atualizar o público profissional com temas bem atuais. Este ano, por exemplo, há um foco especial para o tema sustentabilidade.

    O que o público pode esperar durante os três dias de evento?  

  • GOTEX Show 2019 chega para fomentar novas oportunidades

    A GOTEX Show, evento direcionado ao setor têxtil, realizado há seis anos na capital paulista, chega à sua 7ª edição em 2019, investindo em um formato exclusivo para impulsionar negócios, otimizar oportunidades e estimular a troca de conhecimento entre os profissionais do setor.

    Ao longo destes seis anos de história a GOTEX consolidou-se como uma plataforma onde é possível conhecer novos fornecedores do setor têxtil e fortalecer relações comerciais com empresas de diferentes partes do mundo.

    Em mais uma edição, a GOTEX se propõe a trazer produtos e fornecedores diferenciados, com foco no público direcionado de compradores, lojistas, confeccionistas e importadores. A iniciativa de direcionamento do público vem para otimizar ainda mais a participação de quem visita o evento em busca de informações, tendências e novidades nos segmentos de fibras, fios, tecidos, aviamentos, moda casa e vestuário.

    Importante ressaltar que além da exposição de ...

  • Oportunidades no mercado nacional de vestuário

    O mercado do vestuário segue em crescimento indo na contra mão de diversos setores da indústria nacional. De acordo com dados da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) a indústria do vestuário movimenta cerca de R$ 165 bilhões anualmente.

    2017 já havia apresentado uma importante recuperação de vendas no setor. O crescimento se deve a diversos fatores, entre eles, a retomada, mesmo que de forma tímida, da economia, a redução da inflação e dos juros básicos, além da expansão de crédito ao consumidor. Atualmente o setor registra volumes bastante similares aos de 2014, quando o varejo de moda atingiu recorde de 6,5 bilhões de peças comercializadas.

    Para este ano a previsão é que o varejo de vestuário cresça 4% em volume, segundo o IEMI Inteligência de Mercado. Este panorama favorável também teve impacto nas confecções, onde a projeção é de crescimento de 0,8% no número ...

  • Expectativas são positivas para o setor de cama, mesa e banho.

    O setor brasileiro de cama, mesa e banho cresceu e continua com boas expectativas para o próximo ano. Desde 2014, a produção de artigos têxteis para cama, mesa, banho, copa-cozinha e decorativos, vinha caindo de forma consistente, mas no último ano, os dados já mostravam uma retomada no setor.

    Segundo estimativa do IEMI – Inteligência de Mercado, o ano de 2017 atingiu, em volume, cerca de 954,6 milhões de peças (crescimento de 4%) e em valor de produção R$ 17,95 bilhões (alta de 9,2%). O Brasil possui atualmente 31,2 mil pontos de venda de cama, mesa e banho, dos quais 28,6 mil são lojas especializadas, responsáveis pela venda de 66% das peças.

    Em pesquisa realizada pela MultiCrédito Inteligência e Tecnologia, revelou-se que o consumidor brasileiro tem investido cada vez mais em itens de decoração e cama, mesa e banho. Um dos fatores é que o mercado se tornou bastante acessível nos ...

Comitê organizador

09 a 11 Setembro

2020

09 a 11
setembro

2020

LOCAL: PRO MAGNO Centro de Eventos
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras
CEP: 02518-000 São Paulo - Brasil