Câmara México Brasil presente na Gotex Show 2018

A Câmara México Brasil (CAMEBRA) estará presente na GOTEX Show 2018, evento que acontece de 11 a 13 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Criada em 1987 a Câmara tem como compromisso apoiar e promover o desenvolvimento econômico de forma sustentável entre as empresas mexicanas e brasileiras, fomentando e facilitando as relações comerciais entre empresas e instituições de ambos os países.

A CAMEBRA foi uma das primeiras Câmaras bilaterais da América Latina no México e desde o início tem mantido a liderança desenvolvendo importantes ações junto ao MERCOSUL, BRICS e setoriais.

Henrique Reis, Analista de Relações Internacionais da GOTEX, celebra a nova parceria e traz uma análise do atual cenário de comércio bilateral entre os países e suas oportunidades:

“A presença da CAMEBRA e de entidades similares é muito importante para a feira, já que atuam como agentes facilitadores de promoção e desenvolvimento de negócios entre as empresas dos países em que estão sediadas. Se considerarmos a atual guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China, na qual, um vem sobretaxando produtos do outro, ainda que seja cedo para dizer quais serão de fato as consequências desse cenário e se ele durará por muito tempo, o que se pode concluir é que oportunidades surgirão, pois países tão dependentes do comércio internacional em diversos setores de suas economias não ficarão de braços cruzados esperando pelo que irá acontecer e sairão em busca de alternativas de novos mercados para compra e venda de produtos”, enfatiza.

Henrique cita, como exemplo, o setor de confecção já que seria uma boa oportunidade para o Brasil criar acordos e oferecer seus produtos para esses mercados. “Havendo demanda o Brasil poderia passar a importar maquinário e matéria-prima, aumentar sua produção e expandir sua exportação tanto para os Estados Unidos quanto para a China”.

Ainda sobre a importância de ter parceiros como a CAMEBRA na GOTEX Show, Henrique destaca que recentemente Estados Unidos e México fecharam um novo acordo comercial e que em julho houve uma reunião no México entre MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru) para assinatura de um plano de ação que visa à criação de um acordo de livre comércio entre os blocos. “Esse é apenas um resumo do cenário complexo pelo qual o mundo está passando. Alguns enxergam como um processo de “desglobalização” enquanto que, para outros, é o surgimento de oportunidades de criar novas alianças para se fortalecer”.

Para finalizar, Henrique destaca que se considerarmos o México como parceiro comercial dos Estados Unidos, e olharmos esse potencial por meio da Aliança do Pacífico, através de um possível acordo de livre comércio com o MERCOSUL, a presença da CAMEBRA na GOTEX não poderia ser mais importante.

Para Miguel Ruiz, presidente da CAMEBRA, a relação México Brasil, sendo ambos os países as maiores economias da região com mais de 65% do PIB e da população da América Latina, deverá se consolidar ainda mais nos próximos anos e se adaptar a um novo contexto, onde adicionalmente aos blocos do MERCOSUL e Aliança do Pacífico, começam a dialogar considerando o ambiente complexo que a região enfrenta. “Por isso, nós na CAMEBRA, reafirmamos nosso compromisso em desenvolver ações que minimizem os riscos e os obstáculos e maximizem o potencial e as oportunidades de negócio, apoiando e facilitando a inserção das empresas nesse processo de integração bilateral”, finaliza Ruiz.

 

 

As inscrições para a GOTEX Show 2018 já estão abertas e podem ser feitas no site da feira. Este ano o evento reunirá mais de 100 marcas expositoras, além de intensa programação de palestras e eventos de conteúdo para o setor têxtil.

www.gotexshow.com.br

Acompanhe as novidades no Instagram (@gotexshow) e Facebook (GOTEX Show).

Postado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *