Brasil e China: parceria de cooperação

Brasil e China: parceria de cooperação 

A 6ª edição da GOTEX Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis,que acontece de 11 a 13 de setembro de 2018, em São Paulo, tornou-se uma plataforma importante para a cooperação de negócios têxteis entre os dois países, trazendo ilimitadas oportunidades de negócios para as empresas.
A China é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil. O superávit brasileiro nessa relação é superior a 14,85 bilhões de dólares (+ 1,1%), tornando a China o maior mercado de exportação do Brasil e a maior fonte de importação. O desenvolvimento da indústria do vestuário no Brasil é relativamente maduro, enquanto os produtos intermediários como os tecidos, são mais deficitários. O amplo leque de empresas de tecidos da China pode oferecer opções integrais para a indústria brasileira do vestuário, o que é benéfico para ambos os países. Há três anos, a feira possui, em sua maioria, fornecedores de tecidos para diversos segmentos e não apenas vestuário, em grande parte provenientes da China.
Chegando à sua 6ª edição neste ano, a GOTEX Show 2018 reforça a parceria entre o setor e a indústria de moda local, onde através dessa cooperação complementar, não apenas as empresas chinesas podem se conectar com as indústrias locais com mais rapidez e precisão, mas também as indústrias locais podem se beneficiar, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia têxtil brasileira e alcançando uma situação vantajosa para ambas as indústrias.

Em relação a estas cooperações, na terceira edição da GOTEX, a empresa FinuFill, localizada na cidade de Matão – SP, fabricante de peças íntimas com costura a laser, enfrentava um problema de suprimento, visto que um de seus fornecedores, que havia desenvolvido um tecido exclusivo, passava por dificuldades e nenhuma empresa no Brasil conseguia produzir o mesmo tipo de tecido. Durante a feira GOTEX a FinuFill conheceu a Changle Xinmei Knitting Textile, que foi capaz de desenvolver o tecido com qualidade superior e preço competitivo permitindo a continuidade da fabricação dos produtos.

Outro exemplo de cooperação é a Shanghai Huashen Import & Export, empresa que iniciou sua atuação internacional em 1987. Em 2015, entrou no mercado brasileiro e expandiu seus parceiros de negócios e mercado consumidor por meio da plataforma da GOTEX Show. Na feira, a empresa realizou um amplo trabalho na promoção da marca, expandindo sua influência local e possibilitando estabelecer uma relação de cooperação com as principais marcas de vestuário no Brasil como Marisa, Renner e Brooksfield, já que o grupo integra diversas fábricas que produzem desde fios e tecidos até vestuário, possibilitando atender o mercado de acordo com a necessidade. Com os bons resultados conquistados no Brasil, a empresa considera fazer investimento direto no país, por meio de instalação de uma unidade de operação local para atender o mercado brasileiro e sul-americano.

Pan Faming, do grupo China Trade Center, destaca que a estrutura industrial brasileira é altamente complementar à da China. No entanto, alguns desafios como as leis tributárias e os riscos operacionais, que são relativamente altos, dificultam esse processo. Também ressaltou que as empresas têxteis e de vestuário chinesas desfrutam de grande potencial para cooperação com o Brasil.

A GOTEX Show acontece de 11 a 13 de setembro de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo. Os demais dias do evento também trazem programação de conteúdo. Confira a grade completa no site da feira.

www.gotexshow.com.br.

Acompanhe as novidades no Instagram (@gotexshow) e Facebook (GOTEX Show).

Postado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *