Presidente do IBREI, Maurício Prazak, fala sobre perspectivas do mercado e a parceria com a Gotex Show

Com foco em favorecer negócios e estreitar relacionamentos, o IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais, fechou parceria com a Gotex Show – Feira Internacional de Produtos Têxteis, evento que acontece de 11 a 13 de setembro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
Tendo a missão de promover o crescimento nacional e estreitar as relações empresariais a nível internacional, a parceria vem reforçar estes pilares, ampliando o conhecimento dos empresários sobre o mercado externo.

 

Segundo Maurício Prazak, o empresariado brasileiro acordou para a necessidade de crescer sua atuação no mercado internacional. Maurício também destaca que a confiança do empresário, em geral, voltou a crescer.

Confira a entrevista completa e suas perspectivas sobre o cenário atual e as oportunidades para o empresário brasileiro na atual conjuntura econômica.

– O que é o IBREI e qual a sua atuação hoje no Brasil? 

O IBREI é uma Associação civil sem finalidade lucrativa que tem a missão de promover o crescimento nacional e estabelecer uma ponte para o estreitamento das relações empresariais a nível internacional.

Constituído de profissionais de diferentes países, com renomada atuação nas áreas empresarial e jurídica, visa impulsionar novas oportunidades de negócios e alianças entre profissionais, empresas e instituições, públicas e privadas, em âmbito nacional e internacional.

Para cumprir com seus objetivos, o IBREI tem sua atuação focada na facilitação de acesso internacional a informações sobre mercados e práticas de negócios brasileiros; no desenvolvimento de ações voltadas ao estreitamento e à facilitação do relacionamento empresarial nos mais diversos setores; bem como, no estudo e aprimoramento da legislação empresarial e de áreas afins, de forma a aprimorar a qualidade do ambiente de negócios brasileiro.

Hoje o Instituto está presente em 13 países. Internamente, o trabalho do Instituto está segmentado em suas 43 Comissões Temáticas de trabalho.

– Como está a confiança do empresário brasileiro? 

Após a forte crise econômica que enfrentamos recentemente, a confiança do empresário em geral voltou a crescer. Grandes ações foram tomadas, tanto pelo governo quanto pelo setor privado, que nos colocaram em uma rota direcionada ao reestabelecimento do mercado e ao crescimento de nossas relações empresariais com o mundo. Infelizmente, o recente clima de instabilidade política tem arrefecido esse movimento, de tal forma que não conseguimos, por hora, alcançar aquelas melhorias que já identificamos possíveis, ao menos em potencial.

– Quais são as oportunidades para o empresário crescer atualmente? 

É perceptível que o panorama econômico e político do país nos últimos anos deu uma grande lição aos empresários Brasileiros. Por muitos anos, por conta das dimensões continentais de nosso país, os empresários se acostumaram a focar todas as suas atenções para o mercado interno, ficando completamente alheios ao mundo que se desenvolvia fora de nossas fronteiras. Hoje o empresariado brasileiro acordou para a necessidade de crescer sua atuação para o mercado internacional. Seja para expandir os limitados horizontes que reconheciam, seja para não ficarem sujeitos às flutuações do mercado interno. Então, em todos os setores, e para todos os tamanhos de empresas, a presença ou expansão para o mercado internacional virou uma espécie de “lição de casa” necessária e urgente.

 – Esta é a primeira parceria entre o IBREI e a Gotex Show, qual a expectativa de vocês para o evento? 

Louvamos iniciativas como essa, focadas em favorecer negócios, estreitar relacionamentos e ampliar o conhecimento dos empresários sobre o mercado internacional. Dessa forma, como parte de nossa missão institucional, esperamos contribuir, da melhor maneira possível, para que a Gotex Show alcance todo o sucesso que se espera.

 – Como o IREI enxerga a realização de feiras e eventos B2B para geração de novas oportunidades de negócios? 

Em geral, sabemos que a maior parte dos grandes negócios acontece em ambientes mais reservados, em negociações individuais. Entretanto, as feiras têm uma função de extrema importância no sentido de dar ampla visibilidade às oportunidades, empresas e projetos que, individualmente, não poderíamos conhecer.

 

As inscrições para a GOTEX Show 2018 já estão abertas e podem ser feitas no site da feira.

www.gotexshow.com.br

Acompanhe as novidades no Instagram (@gotexshow) e Facebook (GOTEX Show).

Postado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *