Entrevista Pan Faming

A próxima edição da GOTEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis, será realizada de 12 a 14 de setembro de 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo. Pan Faming, diretor executivo do Comitê Organizador da feira, fala sobre o panorama e as expectativas para a 5ª edição da feira.

Pan Faming

Este ano a GOTEX SHOW completará 5 edições. Quais são as expectativas para esta edição?

Com o passar dos anos pudemos observar que a GOTEX foi criando sua identidade de feira internacional e, a cada edição, percebemos a participação de expositores mais qualificados e de um público visitante mais profissional. Tivemos também a adesão de empresas brasileiras, algo que não havia no início. Se olharmos para a última edição os pontos que mencionei ficam claros, não é por acaso que temos algumas empresas participando todos os anos, há oportunidades reais e podemos atribuir isso como resultado de um trabalho muito sério do Comitê Organizador e também às parcerias estabelecidas com entidades locais e mídia especializada.

Levando em conta a sequência positiva da GOTEX, não olhando somente para aspectos quantitativos, digo números de expositores e visitantes, mas considerando as oportunidades que a feira tem trazido aos seus participantes, afirmo isso baseado nos diversos feedbacks positivos em 2016. Podemos esperar para esta 5ª edição uma GOTEX com maiores oportunidades de negócios, pois contará com expositores cada vez mais preparados, visitantes já familiarizados com a feira e uma situação de mercado ainda não ideal, mas melhor que no ano anterior.

Como foi o processo de desenvolvimento da feira nestes 5 anos? O que mudou desde a primeira edição do evento?

A cada edição a feira foi criando uma identidade e crescendo em qualidade. Mas para ser ainda mais específico podemos considerar que a primeira edição trouxe toda aquela curiosidade às pessoas, muitos foram para ver o que era a GOTEX, incluindo expositores e visitantes. Empresas cruzaram o mundo sem saber o que lhes esperava, sem planejamento, apenas com a expectativa de que poderiam obter bons negócios, já que o Brasil e a América do Sul eram mercados com ótimas oportunidades. Já os visitantes foram para saber o que havia na feira, muitos imaginando que fossem comprar produtos “baratos” com pronta entrega.

Hoje, a GOTEX conta com expositores bem mais preparados, os que permaneceram conhecem o mercado e sabem que não é qualquer coisa que é aceita pela indústria e comércio local. Além disso, a participação de empresas e produtos com qualidade vindos de uma variedade maior de países e do Brasil também enriqueceu muito a GOTEX. Não apenas isso, mas o apoio das entidades parceiras e da mídia especializada contribui muito para atrair um público muito profissional e focado. Na última edição, por exemplo, tivemos compradores do Chile que vieram já sabendo com quais expositores queriam conversar, na primeira edição isso era inimaginável.

Em relação aos expositores, qual o perfil das empresas?

A GOTEX possui um leque muito amplo de produtos, pois engloba tanto a matéria-prima como o produto final. Temos confirmados até aqui expositores atuantes no mercado nacional e internacional que buscam aumentar sua rede de contatos e oferecer o melhor custo benefício para a indústria e comércio do Brasil e dos países que visitam a feira.

Podemos citar a Thermore, uma empresa italiana com sede também em Hong Kong, que participa da GOTEX desde sua primeira edição. A cada ano a empresa traz um tipo diferente de tecnologia de isolamento térmico e continua a ser pioneira no desenvolvimento de fibras avançadas e estruturas inovadoras.

O que o visitante vai encontrar na feira? Quais são os principais destaques?

Entre os destaques, além da Thermore os visitantes poderão conferir os produtos da Bressan, empresa de Juiz de Fora que estará pelo segundo ano consecutivo na feira. Nesta edição, além de moda íntima masculina, será possível conferir a sua nova linha fitness, com peças de alta performance, um tecido tecnológico em poliamida/ microfibra que distribui a compressão em pontos estratégicos.

Vale destacar também a Shangtex, uma empresa chinesa de grande porte que atua em diversos segmentos do setor têxtil e o Showroom das Confecções Peruanas, que participará mais uma vez expondo roupas masculinas, femininas e infantis fabricadas com o que há de melhor em algodão peruano. Ainda, a Shaoxing Nanzhao, outra empresa chinesa com sede também no México, apresentará sua variedade de tecidos, incluindo spandex, malha jacquard entre outros e, pela primeira vez na feira, a Fenghong Zige fabricante de roupa de cama, cobertores, edredons e travesseiros, que já exporta para o Reino Unido, Rússia e Oriente Médio e quer expandir seus negócios para a América Latina. Esses são alguns destaques, mas com certeza quem visitar encontrará muito mais produtos com preços e qualidade atraentes.

Além dos produtos apresentados, a feira sempre traz uma programação paralela de eventos de conteúdo. Para este ano, quais serão os temas abordados?

A GOTEX trará novamente seu ciclo de palestras gratuitas para os participantes com temas que envolvem o segmento têxtil e como atuar nele. Um dos temas que será abordado é de estratégia em e-commerce para o mercado têxtil. Com certeza em breve teremos mais novidades sobre as palestras e outras possíveis programações paralelas. Para acompanhar basta seguir a GOTEX nas redes sociais ou visitar o site da feira www.gotexshow.com.br