Vencedora da 3ª edição do concurso Novos Designers Brasil realiza viagem de pesquisa de moda na China

Fernanda Garcia, vencedora da 3ª edição do concurso Novos Designers Brasil, projeto voltado para promover a integração entre designers em formação e fabricantes de matérias-primas do mercado têxtil, realizado durante a GOTEX SHOW 2016, visitou o país pela primeira vez e desfrutou de um incrível roteiro de pesquisa de moda.

 

 

Cursando o último ano de moda do Centro Universitário SENAC Santo Amaro, a designer mostrou as percepções e inspirações que teve sobre a moda e o mercado têxtil no país. Na Universidade Donghua, antiga Universidade Têxtil da China, fundada em 1951, Fernanda participou de uma aula, em parceria com a Swarovski, para criação de roupas com peças da marca. Também visitou a área de criação do curso e assistiu à Conferência de Moda para Cooperação Sino-Japonesa entre escolas e empresas, com um desfile realizado dentro da universidade.

No roteiro também estavam previstas visitas a diversas fábricas em Suzhou, polo industrial têxtil da China, onde a designer conheceu a estrutura organizacional e a tecnologia de ponta das confecções chinesas. “Eu não imaginava quanta tecnologia existia nas empresas e fábricas de lá. Foi maravilhoso ver as indústrias têxteis e como são feitos os tecidos.” O roteiro incluiu a plataforma de negócios 168tex.com e as fábricas Suzhou Maytimetex Co., Ltd e Wu Jiangxin Wu Textile Co., Ltd.

Já no Centro Criativo M50, Fernanda pôde se inspirar através da arte moderna. O Centro é uma antiga fábrica têxtil desapropriada que, recentemente, foi transformada em um espaço para artistas plásticos e de moda. O espaço reúne galerias e estúdios com exposições itinerantes e também lojas com uma ampla variedade de produtos. “Adorei a moda de rua. Todos procuram se vestir bem, são conectados com a moda. Em lugares como o M50 dá para ver bem o estilo das pessoas”.

Fernanda conheceu o inspirador Museu Têxtil de Shanghai, que conta a história de como a maior cidade produtora de têxtil do país se converteu no maior centro econômico da China em apenas 20 anos. Entre os destaques do museu estão a maquete da cidade de Shanghai, na época em que sua economia era totalmente voltada para a indústria têxtil, a origem e a fabricação de alguns tecidos.

Fechando o roteiro, a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, maior feira têxtil da China e uma das mais influentes de tecidos e acessórios do mundo. Lá, a futura estilista pôde conhecer os últimos lançamentos para o mercado têxtil. “Me chamou bastante atenção a variedade e qualidade dos tecidos. Em especial as rendas, que eram lindas”.  

 

 

“Quando se ganha um concurso como esse é como uma afirmação que você está no caminho certo. Para mim foi tudo incrível! A viagem foi muito rica. Quero voltar ao país quantas vezes for possível. Me apaixonei pela cultura e pela moda de lá”, finalizou Fernanda.

Este ano a GOTEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis chega a sua 5ª edição. O evento acontece entre os dias 12 a 14 de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.