Thermore traz tecnologia italiana de isolamento térmico para o mercado têxtil na GOTEX SHOW 2016

A parceria entre a italiana Thermore e a GOTEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis acontece desde a primeira edição do evento. Fundada em 1972, a marca sempre esteve na vanguarda do segmento de tecnologia de isolamento térmico e continua a ser pioneira no desenvolvimento de fibras avançadas e estruturas inovadoras que ajudam o corpo a manter o seu calor natural. Buscando novas oportunidades de negócio na cadeia têxtil brasileira, a marca se apresenta na GOTEX SHOW, de 20 a 22 de setembro de 2016, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

Um dos destaques será o THERMAL BOOSTER, isolante inteligente que se torna mais quente quando está mais frio. Se você é fã de caminhada, esqui, ou simplesmente gosta de andar na cidade, tem que lidar com diferentes temperaturas. Muitas vezes, as mudanças de clima são tão rápidas que dentro de poucos minutos é possível sentir o desconforto do frio. A maioria das jaquetas acolchoadas, tanto com materiais sintéticos ou mesmo as com plumas, possui o que tecnicamente é chamado de “calor estático” que é um calor constante, independente das condições climáticas. Para responder a esta necessidade de mais conforto, a Thermore apresenta o Thermore® Thermal Booster, que utiliza uma tecnologia revolucionária que permite o aumento da eficiência térmica de acordo com a temperatura exterior.

Testes realizados por laboratórios mostram que, quando a temperatura diminui, Thermore® Thermal Booster aumenta gradualmente sua capacidade de isolamento em 20%. É como ter um fornecimento de calor sempre à disposição. No entanto, ao contrário dos sistemas de aquecimento, como a bateria (pilha) ou produtos à base de materiais de mudança de fase (PCM), o calor de Thermal Booster nunca se esgota e continua a durar o tempo necessário no frio extremo.

Outro produto da marca é o EVODOWN®. Seu conceito revolucionário permite um efeito de pluma real, tanto no quesito suavidade quanto no aspecto. Nos últimos anos, o aumento constante do custo da qualidade das plumas de ganso, a demanda por rastreabilidade da mesma e a crescente atenção para o respeito pelos animais, fizeram com que os fabricantes de roupas buscassem alternativas que tenham resultado o mais semelhante possível ao original.

Atualmente, se utiliza flocos grossos de fibras soltas ou fibra-bolas (Fiber-balls) que são “injetados” nas jaquetas de uma forma muito semelhante ao processo da pluma. No entanto, no caso de produtos morfologicamente muito diferentes das plumas, esta solução envolve frequentemente as limitações da estabilidade, mesmo depois de um curto período de tempo, e é muito comum a formação aglutinada de fibras e “espaços vazios”, em adição a uma elevada migração das fibras a partir dos tecidos.

EVODOWN® pode ser melhor descrito como um composto de “fibras livres em rolos” e oferece encapsulamento para estabilizar as fibras livres dentro da roupa. O resultado final da tecnologia composta é a redução da migração das fibras e um rendimento térmico consistente em toda a peça.  Oferece praticamente o mesmo volume e a suavidade da pluma, porém sem os problemas associados às fibras livres. Thermore EVODOWN® mantém sua estrutura com o passar do tempo, incluindo lavar e secar em máquinas.  Está disponível em três pesos diferenciados para melhor adaptação e necessidade do modelo a ser criado – de jaquetas leves à parkas com muito volume.

Além da Thermore a GOTEX SHOW 2016 apresentará, em 4.000m² de exposição, outras centenas de lançamentos e novidades em fibras, fios, tecidos, produtos acabados (moda e homewear – cama, mesa e banho) e aviamentos.

A feira traz também palestras gratuitas com foco em negócios internacionais e e-commerce, e o concurso Novos Designers Brasil, projeto que promove a integração entre os designers em formação e os fabricantes de matérias-primas do mercado mundial têxtil.