Diário de Viagem: vencedor do concurso “Novos Designers Brasil” retorna da China e mostra suas percepções, referências e inspirações que teve sobre a moda no país

Francesco Bogarin, vencedor da 2ª edição do concurso Novos Designers Brasil (NDB), projeto que tem o objetivo de promover a integração entre os designers em formação e os fabricantes de matérias-primas do mercado têxtil, retornou da China onde participou de uma ampla programação voltada à pesquisa de moda, tendências e inspirações.  

Graduado pelo Centro Universitário Anhanguera, Francesco, 20 anos, foi incentivado pela coordenadora do curso a se inscrever. “O NDB foi a maior experiência na minha vida pessoal e profissional. Tive a oportunidade de mostrar meu trabalho em um desfile mais que especial, que é o sonho de qualquer estilista”.

Como prêmio Francesco ganhou uma viagem de pesquisa de moda para China, realizada no mês de março deste ano. “Com certeza foi uma das experiências mais incríveis que já tive. Xangai é maravilhosa e traz muita informação de moda”. No roteiro da viagem estiveram visitas a diversas fábricas têxteis; ao Museu têxtil de Xangai, que mostra o desenvolvimento e a importância da indústria têxtil na cidade ao longo dos anos e como a Xangai se converteu de simples produtor em um dos maiores centros de pesquisas têxteis do mundo em um período aproximado de 15 anos, a origem e a fabricação de alguns tipos de tecidos; a Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, uma das feiras têxteis mais importantes do mundo, onde ele dividiu sua experiência no concurso NDB; e a Universidade DongHua, além de pontos turísticos como o Yu Garden; o centro de criação M50 Art Space; a famosa rua de compras – Nanjing Lu Road e o centro financeiro, entre outros.

Em sua primeira visita ao país Francesco se mostrou impressionado com a moda nas ruas. “Fiquei extasiado com o street style de Xangai. As pessoas eram muito bem vestidas, estilosas, totalmente ligadas na moda e nas tendências mundiais”. 

Como vencedor da edição 2015 Francesco será o designer convidado que apresentará uma coleção no concurso Novos Designers Brasil 2016. Com o tema “Samba – 100 anos ritmando o molejo do requebrado Brasileiro”, o NDB 2016 acontece paralelamente à 4ª edição da GOTEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis, de 20 a 22 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A apresentação dos looks dos 10 finalistas acontecerá em um desfile realizado no dia 20 de setembro, primeiro dia da feira.