Novos Designers Brasil faz sua estreia Estadual

A organização do concurso “Novos Designers Brasil” (NDB) oficializou a realização da sua 3ª edição no GOTEX Fashion Show 2016. A grande novidade para este ano é sua evolução para abrangência Estadual. Até 2015 o concurso era municipal e somente alunos matriculados nas escolas de moda da cidade de São Paulo estavam aptos a participar. Agora, alunos das escolas de moda de todo o Estado poderão se inscrever.

A confirmação antecipada aconteceu para que estudantes e instituições de ensino no Estado de São Paulo possam se programar e participar do projeto em 2016. O regulamento será lançado no dia 28 de março de 2016 quando será conhecido o tema, as matérias-primas para o desenvolvimento das coleções e as regras que vão nortear o concurso. O vencedor receberá como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China.

Francesco Bogarin do Centro Universitário Anhanguera, vencedor da edição 2015

Francesco Bogarin do Centro Universitário Anhanguera, vencedor da edição 2015

Jessica Jin do Istituto Europeo di Design, vencedora da edição 2014

Jessica Jin do Istituto Europeo di Design, vencedora da edição 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo Pan Faming, diretor executivo do Comitê Organizador da GOTEX SHOW, o NDB tem a finalidade de promover a integração entre os designers em formação e os fabricantes de matérias-primas do mercado têxtil, oferecendo possibilidades de crescimento e aprimoramento profissional. “Um dos principais pilares do projeto são as oportunidades para os jovens designers. Eles têm contato com empresas internacionais e abrem portas no mercado externo, além de muitos desenvolverem, através do concurso, sua primeira coleção e seu primeiro desfile. Quisemos nesta edição ampliar essa atuação e demos um passo à frente oferecendo a oportunidade de participação aos estudantes de todas as escolas do Estado de São Paulo. Nosso objetivo é cada vez mais agregar a criatividade e a inovação do design nacional ao NDB”.

Sobre o NDB

O concurso “Novos Designers Brasil” (NDB) acontece paralelamente à 4ª edição da GOTEX SHOW – Feira Internacional de Produtos Têxteis, que será realizada de 20 a 22 de setembro de 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um júri especializado vai escolher 10 finalistas para apresentar suas coleções no GOTEX Fashion Show, que acontece no primeiro dia da feira, quando será escolhido o vencedor do projeto. Após o desfile, todos os looks ficarão expostos para que expositores e visitantes possam ver de perto o trabalho dos designers.

O NDB irá promover o desenvolvimento de produtos diferenciados unindo matérias-primas internacionais, o design brasileiro e os novos talentos, condição essencial para o Brasil atuar como um player importante no cenário global. Também, irá estabelecer uma relação entre a GOTEX SHOW e as principais instituições de ensino com cursos de moda no Estado de São Paulo, oferecendo através do concurso e do desfile uma oportunidade profissional aos jovens estudantes, que poderão mostrar seu trabalho aos expositores internacionais que, por sua vez, possuem grande interesse no mercado e no design brasileiro.

Podem participar do NDB 2016 estudantes matriculados em cursos superiores da área de moda e vestuário no Estado de São Paulo, com idade mínima de 18 anos. Não serão aceitos alunos matriculados ou oriundos de pós-graduação.

Histórico do NDB

1ª edição – 2014

Tema: “Ano Novo Chinês à Brasileira – 2015 O Ano da Cabra”

A comissão organizadora recebeu 22 inscrições e os finalistas selecionados para desfilar foram: Anderson França – Faculdade Paulista de Artes; Danilo Ibrahim – Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf; Janaína Eivissa – Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf; Jessica Jin – Istituto Europeo di Design; Priscila Prado – Universidade Anhembi Morumbi; Rodrigo Rooka – Universidade Anhembi Morumbi e Zack Grabeel – Universidade Anhembi Morumbi. Vencedor: Jessica Jin – Istituto Europeo di Design que levou como prêmio uma licença do Audaces Idea Full (software de criação).

2ª edição – 2015    

Tema: “Piratininga: a São Paulo de etnias tão misturadas”

A comissão organizadora recebeu 33 inscrições e os finalistas selecionados para desfilar foram: Danilo Ibrahim – Faculdade de tecnologia SENAI Antoine Skaf; Fernanda Douat – IED – Istituto Europeo di Design; Francesco Bogarin – Centro Universitário Anhanguera; Jack Vailatt – Faculdade de tecnologia SENAI Antoine Skaf; Luiza Zanutto – Centro Universitário SENAC Santo Amaro; Mariana Takikawa – IED – Istituto Europeo di Design; Marina Rodrigues – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Rafael Scaranaro  – Centro Universitário Anhanguera; Renata De La Rosa – IED – Istituto Europeo di Design e Rodrigo Rooka  – Universidade Anhembi Morumbi. Vencedor: Francesco Bogarin – Centro Universitário Anhanguera que levou como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China.