“Novos Designers Brasil” supera expectativas de inscrições


Em paralelo à GOTEX SHOW 2015 – Feira Internacional de Produtos Têxteis, concurso promove a nova geração de designers brasileiros de 29 de setembro a 01 de outubro, em São Paulo


 O concurso “Novos Designers Brasil” (NDB), que chega à sua 2ª edição em 2015,  atraiu estudantes de moda das mais renomadas faculdades da cidade de São Paulo, num total de 33 jovens designers inscritos. Dentre as instituições de ensino com alunos participantes estão: Faculdade Anhanguera (19), IED – Istituto Europeo di Design (3), SENAI (3), SENAC (2), Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2), Faculdade Paulista de Artes (2), USP – Universidade de São Paulo (1) e Anhembi Morumbi (1).

Nesta segunda fase do projeto, os estudantes deram início ao processo de desenvolvimento dos desenhos da coleção inspirada no tema “Piratininga: a São Paulo de etnias tão misturadas”. O tema do concurso pretende evidenciar e homenagear as etnias que deram origem à população de São Paulo, ressaltando a importância desta mistura de raças que transformaram o Planalto Piratininga, local escolhido pelos Jesuítas em 1553, em uma das maiores e mais cosmopolitas metrópoles do planeta.

A próxima etapa do NDB prevê a divulgação, no dia 15 de julho, dos 10 finalistas que irão confeccionar quatro looks para uma coleção adulta, sendo masculina, feminina ou mista, com base nas referências do Inverno 2016. Os looks serão desenvolvidos com as matérias-primas das tecelagens patrocinadoras e presentes na GOTEX SHOW: Zhangjiagang Hualu Wool Spinning Co.; Changle Lita Knitting & Textile Co.; Fujian Changle Xinmei Kintting Textile Co. e Shaoxing Ruby Textile Co. Dentre os tecidos selecionados estão rendas, lurex e tecidos de alfaiataria. Os finalistas também irão executar um dos looks para a boneca Susi ou para o boneco Beto, ambos da marca Estrela.

O concurso NDB, que tem o objetivo de promover a integração entre os designers em formação e os fabricantes mundiais de matérias-primas do mercado têxtil, acontece em paralelo à GOTEX SHOW 2015 – Feira Internacional de Produtos Têxteis, de 29 de setembro a 01 de outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. As coleções finalistas e o vencedor do concurso serão conhecidos durante o desfile GOTEX Show no primeiro dia da feira. Nos dias 30/09 e 01/10 todos os 40 looks mostrados aos convidados do desfile estarão em exposição na feira para que os visitantes possam conhecer de perto os projetos, os tecidos e suas mais variadas aplicações. O vencedor receberá como prêmio uma viagem de pesquisa de moda para a China.

NDB conta com a apresentação da GOTEX SHOW e da Estrela, com patrocínio do Comitê Organizador do evento e das tecelagens Hualu, Lita, Xinmei e Shaoxing Ruby.

Cronograma Concurso NDB

18/05/2015 – Divulgação do regulamento e abertura das pré-inscrições (documentos)

19/06/2015 – Encerramento das pré-inscrições

13/07/2015 – Prazo final para entrega do projeto

15/07/2015 – Divulgação dos 10 (dez) finalistas

29/09/2015 – Desfile e final do concurso

30/09 a 01/10/2015 – Exposição dos looks na “GOTEX SHOW 2015”